Sintomas:
Diferentes tipos de tontura podem ocorrer em crianças, adolescentes, adultos e mais frequentemente em idosos.
Em 85% dos casos relatados são de origem labiríntica, mais raramente podem ser exclusivamente de origem visual, neurológica, cardiológica, cervicais, somestésicas e psíquica.
Sentir tontura, normalmente refere-se a presença de mal-star indefinido com intensidade leve, moderado ou intenso, esporádicos, freqüentes ou constantes.
Nos casos de tonturas agudas, referimos que o paciente esteja apresentando uma crise com VERTIGEM, ou seja, quando ocorre uma ilusão de movimento, lhe causando a sensação que o ambiente esteja girando ou o próprio paciente gira em torno do ambiente.
Os sintomas que acompanham as crises agudas mais freqüentemente são:
Outras manifestações:
Mais raramente pode ocorrer:
Já a queixa de TONTURA SEM VERTIGEM pode vir relatadas como:
Alterações audiológicas também podem ocorrer nas crises agudas ou em sintomas puros de tontura, como:
Os sintomas podem ser semelhantes ou até mesmo idênticos aos de outra pessoa, mas a causa, a localização e a extensão do comprometimento labiríntico ou vestibular podem ser completamente diferentes.
Se você tem qualquer tipo de tontura, procure imediatamente um médico, se já não o fez. Lembre-se que tontura não é doença, e sim um sintoma, que pode surgir em numerosas doenças. A tontura é um sinal de alerta e de alarme de que algo não está bem em seu organismo.
É extremamente importante ter um diagnóstico adequado para o seu problema. Sem o devido diagnóstico otoneurológico, o tratamento é geralmente ineficiente e as chances de cura são muito menores.